A leveza e o colorido da Arte Naif

por / sexta-feira, 06 maio 2016 / Publicado na categoria: Sobre Eliete Tordin

Matéria publicada pela colunista Valéria Lopes – Pé de Figo 6 de agosto de 2015 http://pedefigo.com/a-leveza-e-o-colorido-da-arte-naif

A artista valinhense Eliete Tordin,especializada em Arte Naif, recebe nesta quinta-feira, 06/08 as 19:00h na Câmara Municipal de Valinhos, a homenagem “Voto de Congratulação e Reconhecimento”, um reconhecimento público por serviços prestados à cidade através de suas obras de arte.

Ao longo de sua carreira, essa jovem descendente de italianos, levou ao Brasil e a Europa, um pouco da história da nossa cidade. A infância entre ambientes rurais e urbanos; impressões pessoais, históricas e até religiosas resultaram em obras com releituras alegres e ingênuas desses cotidianos.

O termo Naif  empregado para esse estilo de pintura, significa “ingênuo” em francês e, em geral define pinturas de artistas sem preparação acadêmica específica e sem a obrigação de utilizarem técnicas convencionais nos trabalhos que executam.
De modo auto didático, o artista tem a liberdade de usar formas e cores, exprimindo em geral, alegria, felicidade, leveza, tudo dentro de um contexto desigual porém sugestivo.
Muitos definem a arte Naif como aquela onde o criador não aprende e estuda, mas sim sente com a alma e a eterniza.

Foi com a necessidade de expressar essas semelhanças vividas, que Eliete começou seu envolvimento com a arte. Reconhecendo-se avessa a métodos e técnicas convencionais de pintura, se tornou auto didática, deixando aflorar memórias e formas de expressões espontâneas. Movimento que a levou em 1998 a fazer sua primeira exposição no Salão de Arte Contemporânea de Campinas. Esse foi o começo de uma série de eventos e exposições nacionais.

O reconhecimento internacional veio em 2007 com o convite para a Exposição Coletiva Internacional de Arte “ SETE COLINAS” em Lisboa-Portugal. O sucesso da exposição lhe rendeu outros convites, repetindo em 2008 no Centro Cultural Gil Vicente- Sardoal, e em 2010 a Exposição Internacional Individual “ CAMINHADA” – Colorida Art Gallery, Lisboa. Em 2011 através do Centro Cultural Casa Manuel Teixeira de Portimão-Portugal,durante um ano, suas obras percorreram e foram expostas em várias cidades daquele país.

Dentro dos eventos programados para o mês de setembro em Valinhos, está a participação na Exposição individual “CAMINHADA” que acontecerá na Câmara Municipal. A Exposição “PANORAMA” na casa de Cultura e a Exposição na comemoração dos 90 anos do Clube Valinhense.

 

Projetos Sociais

A arte de Eliete também esta presente em projetos sociais. Duas de suas ilustrações estamparam latas de panetone e chocotone da campanha Natal Azul da Casa das Crianças e Adolescentes de Valinhos. O resultado foi uma alegre mensagem em estilo Naif.
Como voluntária no Recanto dos Velhinhos de Valinhos, procura levar até eles além de solidariedade, o mesmo aconchego e alegria com que compõem as formas de suas obras.

A artista se recorda com muito carinho e emoção, um projeto que a escola João e Maria de Vinhedo fez com os alunos de 5 anos. As crianças estudaram sobre a arte Naif, sobre a bibliografia da artista valinhense e fizeram uma releitura de seus quadros. “ Me recordo que no dia da apresentação aos visitantes, uma garotinha chegou até mim e falou: “Você é real?”.

Sobre Valinhos, a artista reconhece o trabalho que a Casa da Cultura desenvolve com os artistas locais. “Mas ainda é um movimento muito tímido. Nos falta um espaço permanente de exposição. Valinhos tem artistas de muitos talentos”. “Tenho um enorme desejo de que as escolas de Valinhos possam proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciarem a arte em sala de aula, pois ela sem dúvida é um agente transformador da própria realidade”.

 

Deixe seu comentário

TOP